Livros versus aplicativos

Sou meio rígido com livros. Não que seja chato ou que imponha Schoppenhauer para minha filha de 5 anos, claro – mas tenho aquela crença de que literatura e aplicativos são coisas absolutamente distintas. 

Vá a uma banca de jornal, por exemplo, e escolha um livro infantil qualquer. São grandes as chances de você acabar se deparando com uma daquelas histórias cujas páginas pulam cada vez que são folheadas ou que incluam cartelas de adesivos para crianças se divertirem de outra maneira. No começo, ficava apenas observando a reação da minha filha a cada livrinho interativo desses. 

Era a mesma reação provocada por uma app qualquer no iPad: sua gana, sua curiosidade, era muito mais movida pelo resultado de uma interação física qualquer do que pelo enredo em si. Era como se esses livros (ou apps físicas) estimulassem mais seus dedos que sua imaginação. 

Aí, em minha mente, criei uma separação conceitual clara: livros são livros, aplicativos são aplicativos e há momentos para cada um deles.

O que entendo como livros? Histórias contidas em páginas que tenham seu desenrolar, suas narrativas, gerando interações na imaginação das crianças. Tudo o que a criança precisa fazer, fisicamente, é ouvir (ou ler): o resto é com sua imaginação. 

E aplicativos? Qualquer coisa que inclua reações físicas a impulsos quaisquer (como virar páginas ou clicar em ícones). 

Ambos tem seus momento? Tem, sem dúvidas. A última coisa que quero fazer é banir aplicativos, principalmente os eletrônicos, da vida da minha filha: isso apenas criaria um abismo entre ela e o mundo de hoje no qual, eventualmente, ela acabará se inserindo de maneira independente dos pais. 

Mas também é irreal supor que um livro de adesivos da Barbie terá o mesmo efeito de uma coletânea de histórias do mundo do Monteiro Lobato. 

Livros são livros. E são fundamentais para a educação de qualquer criança.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s